terça-feira, 12 de julho de 2011

Palma.


A palma é um cultivo perene. Começa a produzir frutos a partir de 3 anos, depois de semeada, tem uma vida economica entre 20 a 30 anos. Anualmente, cada hectare de palma pode render até 5 toneladas de óleo, ou seja 10 a 12 cachos de frutos, cada um pesando entre 20 a 30 kgs e cada cacho produs de 1000 a 3000 frutos. O que representa de 5 a 10 vezes mais que qualquer outro cultivo comercial de óleo vegetal.
A palma produz um rendimento em óleo de aproximadamente 3700 quiligramas/hectare, anualmente. Em comparação com os rendimentos do óleo de soja 389 kg/hectare e do óleo de amendoim 857 kg/hectare, estes dois últimos são muito baixos quando comparados com o óleo de palma.


Cultivo: 
As condições climáticas na malásia incluem um clima tropical com temperaturas que variam de 24 a 32º C bem distribuidos ao longo do ano, que é ensolarado com períodos chuvosos que é ideal para o cultivo da palma. Nas estufas, as sementes de palma são cuidadosamente selecionadas e germinadas sob condições controladas.As áreas produtoras no Brasil são encontradas no Pará, Amazonas, Amapá e Bahia, sendo o Pará o maior produtor de óleo de palma do Brasil e onde se concentra mais de 80% da área plantada. Nessa região ocorre maior flutuação em energia solar, temperatura do ar, umidade atmosférica ( distribuição das chuvas ), que é o elemento climático de maior variação espacial e de maior repercussaõ na produtividade do dendê nesta região.
O cruzamento entre as esécies Dura fisifera ( DxP ), conhecida como Tenera, é comumente o mais plantado, As sementes germinadas são transferidas para sacos pláticos e crescem em estufa durante no período de 12 a 15 meses antes de ser transferida para o plantio no campo.
Como já mencionado anteriormente, as palmeiras começam a gerar frutos de 30 a 32 meses após o plantio no campo e continuará sendo economicamente produtiva por mais 20 ou 30 anos.
Os cachos de frutos maduros são colhidos em intervalos de 7 a 10 dias ao longo da vida ecônomica da palma. Pelça ordem, a maximização da taxa de extração de óleo assegura a qualidade do pádrão de colheita seja aplicado. Estes incluem, além da alteração cuidadosa em relação a maturidade dos frutos, até a implementação de colheitas circulares e a colheita dos frutos com a mínima contusão.

Forma da fruta 
Tenera
Origem 
África
Crescimento 
50 - 70 cm/ano
Circunferência do tronco 
355 cm
Cor da folha
Verde
Produção de folhagem 
24 – 30 por ano
Altura da folhagem 
6 – 8 m
Fruto maduro 
Amarelo dourado / vermelho
Período de incubação 
12 – 15 meses
Início da colheita 
30 meses após o plantio no campo
Densidade da plantação 
136-160 palmas por hectare
Número de cachos 
12 cachos/ano
Frutos por cachos 
1.000 – 3.000
Peso do cacho
20 – 30 kg
Tamanho e forma do fruto 
5 cm - oval
Peso do fruto
10 grs
Núcleo do fruto 
5 – 8 %
Mesocarpo por frutos 
85 = 92%
Óleo por mesocarpo 
20 – 50%
Oleo por cacho 
25 – 28%
Produção de óleo 
5 – 8 tons/hectare/ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário